terça-feira, 4 de março de 2008

As nossas experiências

Nós, alunos do 4º ano, fizemos uma experiência para observar quais os objectos que flutuavam e afundavam.
Observámos que certos objectos flutuavam, como a lata de metal vazia (tapada), a vela e a rolha de cortiça, e outros afundavam, como a batata.


Nós fizemos esta experiência com a ajuda da professora Márcia, com dois simples objectos:uma maçã e uma batata. O que nós queríamos saber era se a batata afundava ou flutuava e se a maçã flutuava ou afundava.
Nós chegámos à conclusão que a batata afundava e a maçã flutuava sempre.

Esta experiência foi feita com batatas de várias formas, tamanhos e diferentes pesos.Também voltamos a utilizar a maçã.

Observámos que as batatas (pequenas,médias,grandes) afundavam e a maçã flutuava.E vimos o seu peso na balança.




Nós moldámos plasticina de várias formas: barco, cesto, bola, boneco de neve, chupeta, pirâmide, etc. O que nós observámos foi que o barco e cesto flutuavam (porque têm uma caixa-de-ar) e os outros objectos afundavam.

Gostávamos de continuar a ter aulas de Ciências, porque são divertidas . E ficamos a saber mais sobre experiências e são muito interessantes.A nossa turma M4 realizou 5 experiências com a professora Márcia sobre a flutuação dos objectos e o comportamento dos objectos na água. A professora Isabel (da Universidade de Aveiro) ensinou –nos porque é que os objectos flutuavam, porque tinham uma cavidade de ar , e os que não flutuavam é porque não tinham uma cavidade de ar.


Cláudia, David, Tatiana e Vlado

1 comentário:

Anónimo disse...

ola professora marcia, estou cheia de saudades das nossas experiencias, expero que repita uma destas experiencias agora que vou para o 6º ano.Gostava de falar conssigo mas agora não dá.depois quando começar as aulas eu passo pela escola.Xau beijinhos...

Cláudia