sexta-feira, 14 de março de 2008

A Páscoa


A Páscoa é uma festa religiosa em que se comemora a ressurreição de Jesus.
A Páscoa também pode ser entendida como a festa da Primavera porque a Natureza está a florescer.
Na Páscoa existem algumas tradições: dar o ramo à madrinha no Domingo de Ramos, receber o senhor padre em nossas casas no Domingo de Páscoa, receber o folar dos padrinhos, que pode ser roupa, dinheiro, amêndoas e chocolates.
Os doces da Páscoa são o pão-de-ló, as amêndoas, os coelhos e ovinhos de chocolate e os folares com ovos tingidos.
O Domingo de Páscoa é um dia especial porque recebemos a visita pascal, há união e convívio entre a família e os afilhados recebem o folar dos padrinhos!

Uma boa Páscoa para todos!

Texto colectivo

terça-feira, 11 de março de 2008

Alguns cuidados para a nossa segurança


No dia 7 de Março, o senhor Agente Ferreira, da Escola Segura, veio à nossa turma explicar a importância da segurança e alguns cuidados a ter.
Primeiro, o senhor Agente começou por falar na Segurança Rodoviária. O senhor Ferreira chamou à atenção para quando os peões atravessam a rua. Nós devemos olhar sempre para o sinal e só atravessar na passadeira quando o sinal estiver verde para os peões e vermelho para os carros. Mesmo que o sinal esteja verde devemos sempre olhar para os dois lados porque pode haver condutores distraídos e acontecer um atropelamento grave. Quando nós vamos na estrada também devemos caminhar sempre de frente para os carros. Quando nós vamos de carro também não nos podemos esquecer de usar o cinto de segurança.

Depois, nós falámos sobre a variedade de explosivos e dos seus perigos e até vimos imagens no computador.
Os explosivos podem ser as bombinhas de Carnaval, granadas, serpentinas, foguetes e até os pauzinhos que se põem nos bolos de aniversário. O senhor Agente disse que era proibido utilizar explosivos desde Janeiro de 2007, pois eram muito perigosos. Os explosivos podem ser muito perigosos porque podem provocar ferimentos muito graves: ficar sem uma mão ou ficar sem um dedo, ficar cego, ficar sem um pé ou sem uma perna.

No final, o senhor Agente agradeceu-nos a nossa atenção e ofereceu-nos um livro sobre a segurança das crianças.
Nós, alunos do 4.º ano achámos muito interessantes as informações que o senhor Agente nos deu. Da próxima vez, esperamos aprender muito mais coisas!

Texto Colectivo da Turma do 4.º ano da Escola da Marinha
Trabalho no computador do David e do Vlado

quinta-feira, 6 de março de 2008

A utilidade das plantas

As plantas são indispensáveis à vida da Terra porque libertam oxigénio.
As plantas libertam oxigénio e o abrigo das aves. As plantas enriquecem os solos, dão-nos chás medicinais por exemplo: tília, erva-cidreira, hipericão, malva…
As plantas dão para fazer mobílias como: o castanheiro, a nogueira, a cerejeira, etc.
Os factores do ambiente importantes para a vida das plantas são: o solo, a temperatura adequada, a água e a luz.
Algumas plantas precisam de pouca água, outras precisam de água moderada e outras ficam em locais secos. Nós devemos dar-lhes condições para que se desenvolvam muito bem.

Esperamos que sigam o nosso exemplo!

Texto do Vlado
Trabalho no computador da Cláudia e David

quarta-feira, 5 de março de 2008

A minha participação no Mega Sprint

Eu fui correr à nave desportiva. Fiquei em 2.º lugar.
Foi muito divertido. A minha família esteve sempre a acudir por mim.
Eu gostei muito de ir à nave desportiva e gostava de lá voltar.
Eu recebi uma medalha, uma camisola da Domingos Capela, um ramo de flores
e outra camisola.
Os meninos que também foram lá correr deram-me os parabéns e desejaram-me boa sorte.
Eles eram muito simpáticos e gostei muito de ir correr à Nave Desportiva.

Susana

terça-feira, 4 de março de 2008

As nossas experiências

Nós, alunos do 4º ano, fizemos uma experiência para observar quais os objectos que flutuavam e afundavam.
Observámos que certos objectos flutuavam, como a lata de metal vazia (tapada), a vela e a rolha de cortiça, e outros afundavam, como a batata.


Nós fizemos esta experiência com a ajuda da professora Márcia, com dois simples objectos:uma maçã e uma batata. O que nós queríamos saber era se a batata afundava ou flutuava e se a maçã flutuava ou afundava.
Nós chegámos à conclusão que a batata afundava e a maçã flutuava sempre.

Esta experiência foi feita com batatas de várias formas, tamanhos e diferentes pesos.Também voltamos a utilizar a maçã.

Observámos que as batatas (pequenas,médias,grandes) afundavam e a maçã flutuava.E vimos o seu peso na balança.




Nós moldámos plasticina de várias formas: barco, cesto, bola, boneco de neve, chupeta, pirâmide, etc. O que nós observámos foi que o barco e cesto flutuavam (porque têm uma caixa-de-ar) e os outros objectos afundavam.

Gostávamos de continuar a ter aulas de Ciências, porque são divertidas . E ficamos a saber mais sobre experiências e são muito interessantes.A nossa turma M4 realizou 5 experiências com a professora Márcia sobre a flutuação dos objectos e o comportamento dos objectos na água. A professora Isabel (da Universidade de Aveiro) ensinou –nos porque é que os objectos flutuavam, porque tinham uma cavidade de ar , e os que não flutuavam é porque não tinham uma cavidade de ar.


Cláudia, David, Tatiana e Vlado